De acordo com a coordenadora da vacinação em Carangola, Valéria Costa, a chegada rápida de novos lotes está sendo fundamental para o avanço da vacinação do município
Carangola vem avançando de forma significativa na vacinação da população geral. Nesta semana, a população mais jovem começou a ser vacinada, e na sexta-feira (09/07), serão imunizadas pessoas de 24 a 27 anos, um avanço que vem sendo bem comentado e elogiado pela população Carangolense, visto que uma semana atrás, a faixa etária de vacinação era de 42 e 43 anos na sexta-feira (02/07). De acordo com o Vacinômetro de Carangola, 15.187 pessoas já foram imunizadas com a primeira dose da vacina, o que equivale a aproximadamente 46% da população.
Pedro Ewers, empresário, comenta que acredita que a administração tem feito um bom trabalho. “A vacinação acelerada é um exemplo para cidades da região, vale ressaltar a importância da vacinação, acredito que muitos ainda não vacinaram, não é hora para negacionismo, as pessoas precisam acreditar na ciência! É vacina no braço e comida no prato.”
De acordo com a coordenadora da vacinação em Carangola, Valéria Costa, assim que os lotes de vacina chegam à cidade, já são anunciadas datas para vacinação e novas faixas etárias. Como o município vem recebendo esses lotes de forma frequente, a vacinação tem avançado de forma bem rápida. Hoje (08/07), inclusive, Carangola recebe mais um lote de imunizantes. Segundo Valéria, o anúncio de novas faixas etárias para vacinação - de 23 anos para baixo - agora depende do novo lote que chega hoje e da quantidade de vacinas que sobrarão da imunização prevista para hoje e amanhã (09/07).
A aplicação da segunda dose do imunizante para faixas etárias anteriores (que já tomaram a primeira dose há mais tempo) está ocorrendo de forma simultânea à vacinação das faixas etárias mais jovens. Costa reafirma a importância da aplicação da segunda dose e que as pessoas devem se dirigir à Policlínica para receberem o imunizante, de acordo com as datas previstas e que constam nos cartões de vacina de cada um. A aplicação está ocorrendo apenas na Policlínica. A coordenadora também informou sobre a chegada da vacina Janssen em Carangola. O município recebeu um pequeno lote do imunizante da Johnson & Johnson, que é dose única, que foi destinado à população acamada e em caminhoneiros de Carangola. O lote recebido já está sendo utilizado.