Ontem (13), foi Dia Mundial do Rock e a Rádio Educativa preparou uma entrevista carregada de música
No Brasil, o Dia Mundial do Rock é comemorado nesta terça-feira, dia 13. Para relembrar a história desse gênero musical que está tocando nos radinhos há quase um século, a Educativa convidou o empresário e músico amador Sandro Leal para um bate-papo. “O rock vem do blues, que é uma música que os negros escravos norte-americanos cantavam enquanto estavam na plantação de cultivo de algodão. Foi evoluindo e se misturando com gospel, que também é um gênero criado por negros, e com o country. Chuck Berry, Little Richard, Elvis Presley e Bill Haley são alguns dos nomes importantes no início do rock”, explica Sandro.
O nascimento de subgêneros provenientes do rock, como a jovem guarda e o tropicalismo no Brasil e o punk e grunge a nível internacional, foi um dos pontos debatidos durante a entrevista. “O punk é bem anarquista e o filme CBGB é sensacional, mostra o surgimento desse estilo musical com bandas como The Clash, Sexy Pistols, Ramones…”, lembra ele.
Para Sandro, o rock nunca vai morrer. Sempre será capaz de renascer com os jovens de cada década. “Quando o rock chega numa mesmice, vem uma turma renovando aquilo. Pra mim, a palavra rock está atrelada à juventude, um movimento de insatisfação”, conta.
Ouça a conversa repleta de muito rock n’ roll abaixo: