Mudança foi orquestrada pelo órgão regulador CISAB, e não ocorre apenas no município
O Semasa, responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto em Carangola, pretende realizar ajuste da tarifa de cobrança. De acordo com resolução do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais, o CISAB, que foi publicada pelo Semasa, a consulta pública foi realizada em seu site pelo período de 28 de junho a 12 de julho de 2021. O documento aprovou a aplicação da revisão tarifária dos serviços de abastecimento do Semasa. A tabela com as novas tarifas de metro cúbico já estão disponíveis. Confira abaixo
Ao ser questionado pelos novos valores e tarifas na conta de água, o Semasa, através de nota, afirmou que “a referida revisão é de competência do CISAB [...] e que fogem à competência do Semasa e do Executivo Municipal maiores informações técnicas a respeito do estudo de verificação de sustentabilidade econômico-financeira para fins de avaliação tarifária.”
De acordo com Anderson Pacheco, do Semasa, os novos valores tarifários ainda não entraram em vigor, pois a população deve ser notificada 30 dias antes do início da cobrança. Essa notificação vai constar no próprio boleto de água entregue aos cidadãos. As novas tarifas serão cobradas a partir de setembro, com vencimento da fatura em outubro. Ainda segundo Anderson, a mudança, que partiu do CISAB -que é o órgão regulador do Semasa-, não ocorreu apenas em Carangola, mas sim em outros municípios também regulados pelo órgão. O funcionário também comentou que o último reajuste tarifário realizado em Carangola foi no ano de 2018.