Em algumas ruas, o fogo chegou próximo às residências da população
Na tarde de terça-feira (20), o município de Carangola se viu frente a um incêndio ambiental que percorreu os pastos que envolvem boa parte da cidade, com focos nos bairros Chevrand e Triângulo. O fogo se encontrava bem próximo às residências em algumas ruas afetadas. De acordo com Luciano Pavesi, coordenador da Defesa Civil, o fogo se iniciou no bairro Chevrand e se estendeu até a rua do Barracão. “Nós tivemos ajuda dos moradores na questão do resfriamento dos seus quintais, que é uma medida muito importante.”
Houve também um segundo incêndio que teve foco na rua Carlos Coelho e rua 25 de Dezembro, no bairro Triângulo, se estendendo até a BR, sentido Faria Lemos. Segundo Pavesi, “o fogo chega perto dos quintais [das residências], então as pessoas ficam muito desesperadas porque, de repente, têm um mato próximo, que está seco por conta da época que estamos vivendo.”
De acordo com Pavesi, o trabalho da Defesa é “um trabalho de visitação imediata para ajudá-los e orientá-los nesse sentido. A gente vai com nossa equipe, distribuímos o trabalho e assim, a gente consegue fazer uma execução de contenção”.
Incêndio na rua 25 de Dezembro (Foto: Luciano Pavesi)
Pavesi conta que a atuação da Defesa Civil é apenas de orientação e auxílio. “Essa contenção tanto de um incêndio como de outro, é ajuda dos moradores, porque a Defesa Civil é um trabalho de orientação. Nós não somos Corpo de Bombeiros, e o Corpo de Bombeiros é quem tem a competência técnica nessa área [...]. O que a gente faz é um esforço pra ajudar os moradores”.
Agora, a equipe da Defesa Civil está retornando aos locais afetados para averiguar se árvores necessitam ser cortadas. O coordenador aproveita para alertar a população para a questão do fogo: “O incêndio danifica o meio ambiente e é muito perigoso. Você não tem como conter o fogo facilmente e com isso você pode prejudicar uma residência, pode até levar uma pessoa a óbito por conta de um incêndio que às vezes a pessoa acha que é um simples colocar fogo no pasto, mas que pode causar um prejuízo grande”.
Os responsáveis pelo incêndio ainda não foram identificados.
Foco de incêndio no bairro Chevrand (Foto: Luciano Pavesi)