Hemonúcleo de Manhuaçu amplia atendimento a doadores de sangue
13/10/2021 09:54 em Notícias

A partir desse mês, unidade funcionará um sábado por mês, abrindo horários alternativos e mais confortáveis

 

O Hemonúcleo de Manhuaçu inaugura, neste mês de outubro, a agenda aos sábados, de forma regular. A ampliação contempla sábados de outubro (23/10), novembro (27/11) e dezembro (18/12). O atendimento será das 7h às 11h30, mesmo horário disponibilizado nos dias úteis. O agendamento pode ser feito on-line ou pelo aplicativo MGapp – Cidadão.

 

Com a inserção dos sábados no calendário, a Fundação Hemominas abre horários alternativos e mais confortáveis para doadores de sangue que não têm disponibilidade durante os dias úteis da semana. A ampliação do atendimento em localidades que ainda não ofereciam essa opção é mais uma iniciativa da instituição para manter os estoques de sangue em níveis adequados. 

 

A mudança possibilita atender com segurança demandas diárias de estabelecimentos de saúde e dos próprios pacientes hematológicos assistidos em seus ambulatórios, em todo o estado. Embora parte das unidades maiores já funcione aos sábados, outras, por questões internas, ainda não dispunham de tal opção. 

 

O Hemonúcleo de Manhuaçu é responsável pelo fornecimento de hemocomponentes em 12 municípios da região, sendo oito Agências Transfusionais e sete Assistências Hemoterápicas. Em seu ambulatório, a unidade presta atendimento a pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias.  

 

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar descansado e alimentado no momento da doação, além de apresentar documento original e oficial com foto. Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus covid-19, constatados por diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação.

 

Pessoas que tiveram contato com infectados por coronavírus são consideradas inaptas por 14 dias, após o último contato com essas pessoas. Devido à pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após recuperação para doar.

 

A vacinação contra a covid-19 também impacta o comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Esse prazo depende da vacina recebida. Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são:

·         Coronovac / Sinovac: 48 horas

·         AstraZeneca / Fiocruz: 7 dias

·         Pfizer / BioNTech: 7 dias

·         Janssen-Cilag: 7 dias

·         Sputnik V: 7 dias

·         Covaxin / Bharat Biotech: 48 horas

·         Moderna: 7 dias

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!