Candidatura para ingressar na rede pública começa dia 17 de novembro
12/11/2021 09:36 em Notícias

A inscrição vai até o dia 10 de dezembro pelo site oficial e nas escolas

 

 

Inicia na próxima quarta-feira (17) as candidaturas para quem quer entrar na rede pública de ensino. A inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) poderá ser feita até o dia 10 de dezembro para alunos dos ensinos fundamental e médio. 

 

Em todo o estado mineiro, 740 municípios aderiram ao Sucem, de acordo com a Agência Minas. Neles, o sistema irá funcionar da seguinte maneira: no ato de inscrição, o sistema exibirá escolas estaduais e municipais mais próximas do endereço informado, de acordo com a etapa de ensino pretendida. Nos outros municípios, o sistema exibirá apenas as escolas estaduais. 

 

Deve se inscrever no Sucem o estudante que ingressará no 1º ano do ensino fundamental com seis anos de idade completos ou a completar até 31/3/2022. O cadastro deve ser feito também por aqueles que desejam ingressar nos demais anos de escolaridade da educação básica, vindos de outras redes que não a estadual ou as municipais que aderiram ao Sucem.

 

Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2021 em escola pública, mas que a unidade não oferecerá, em 2022, o nível de ensino ou o ano de escolaridade subsequente, a ser cursado pelo estudante. As pessoas que pretendem retomar os estudos nos ensinos fundamental, médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também pode se cadastrar. Vale lembrar que para ingressar na EJA é preciso ter, no mínimo, 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

 

Devem se cadastrar, ainda, o estudante matriculado em 2021 na rede estadual e que não renovou a sua matrícula para o ano de 2022 e aqueles que pretendem ingressar em cursos da educação profissional em uma escola da rede estadual.

 

A candidatura deverá ser feita pelos responsáveis ou pelo estudante maior de idade através do site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. No momento da inscrição, os candidatos devem apresentar informações como nome completo, data de nascimento, endereço completo, CEP, número da carteira de identidade do aluno (se possuir), CPF do aluno (se possuir), filiação ou nome do responsável legal, entre outros. Quem não tem acesso à internet deve comparecer na escola municipal ou estadual na qual deseja ingressar em 2022 para realizar a inscrição. 

 

Os resultados da alocação serão divulgados no link cadastroescolar.educacao.mg.gov.br, no dia 20/12. A matrícula dos alunos na rede pública deve ser feita nas escolas, no período de 20/12/2021 a 14/1/2022, de acordo com o encaminhamento do Sucem.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!