Veja as mudanças ocorridas para quem quer fazer uma graduação no próximo ano
A Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) vai retomar o ingresso na graduação por meio do vestibular próprio. 25% das vagas vão continuar para o SiSU (que utiliza as notas obtidas no ENEM 2021) e 75% será dividido da seguinte maneira:
- 5% ampla concorrência
- 20% inclusão regional
- 50% PROCAN
INCLUSÃO REGIONAL
Pensada como forma de assegurar o ingresso dos cidadãos mineiros na UEMG, a categoria de Inclusão Regional poderá ser adotada por candidatos que cumprirem dois critérios simultâneos em sua inscrição no vestibular: ser residente do estado de Minas Gerais e ter cursado o Ensino Médio em instituições de ensino públicas mineiras (municipais, estaduais ou federais).
PROCAN
Assim como a categoria de Inclusão Regional, o Programa de Seleção Socioeconômica de Candidatos – PROCAN é uma política institucional de inclusão, atuando na democratização do acesso ao Ensino Superior. os 50% das vagas a serem oferecidas, via vestibular, para o PROCAN 2022, serão distribuídas nas seguintes categorias:
- Categoria I – 21% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados negros;
- Categoria II – 3% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados quilombolas;
- Categoria III – 3% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados indígenas;
- Categoria IV – 2% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados ciganos;
- Categoria V – 16% das vagas para outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;
- Categoria VI – 5% das vagas para pessoas com deficiência.
De acordo com a diretora da UEMG Carangola, Andrea Toledo, o primeiro semestre letivo de 2022 vai começar somente em abril, por causa do retardo causado no calendário durante a pandemia. Ainda não há informações detalhadas, mas Andrea disse que o edital do vestibular próprio deve ser lançado em breve e que as inscrições podem até ocorrer neste ano, porém as provas serão realizadas apenas no início de 2022.