OMS considera varíola dos macacos emergência de saúde pública
Notícias
Publicado em 25/07/2022

“Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, declarou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa, na última sexta-feira (23).

 

Na mesma semana, o Ministério da Saúde confirmou que há 696 casos da doença no Brasil. O estado com mais infecções é São Paulo (506), seguido do Rio de Janeiro (102) e Minas Gerais (33) em terceiro, de acordo com publicação da CNN.

 

“Apesar do nome da infecção, macacos não são responsáveis pela transmissão da varíola. Na verdade, ele são vítimas dos vírus tais quais os seres humanos. A varíola dos macacos é uma doença transmitida principalmente pelo contato íntimo e troca de secreção entre pessoas”, explicou matéria da CNN. Os sintomas são febre, mal-estar, dor de barriga, dor de cabeça e lesões no corpo.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!