Campanhas de vacinação contra poliomielite e outras doenças iniciam hoje (8)
08/08/2022 10:28 em Notícias

Hoje (8), o Ministério da Saúde dá o play nas campanhas de imunização contra a poliomielite em crianças até 5 anos e na de atualização do cartão de vacina dos menores de 15 contra diversas doenças. Até o dia 9 de setembro, os postos de saúde estarão disponibilizando as doses necessárias para a população.

 

De acordo com o g1, “somente no ano passado, as principais vacinas previstas no calendário infantil tiveram índices abaixo de 73%, enquanto a faixa de cobertura recomendada gira em torno de 90% e 95%.” 

 

POLIOMIELITE

 

O foco da imunização são crianças abaixo de 5 anos que não tomaram as primeiras doses da vacina (aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) ou que ainda não tomaram as doses de reforço (dadas aos 15 meses e aos 4 anos de idade). 

 

Apesar da paralisia infantil estar erradicada no país desde 1994, a baixa taxa de vacinação preocupa os especialistas. Segundo os últimos dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, a cobertura contra a poliomielite no Brasil não chegou ainda aos 50% do público-alvo neste ano.

 

MULTIVACINAÇÃO

 

Essa campanha é direcionada para crianças e adolescentes de até 15 anos. As vacinas que estarão disponíveis nos postos de vacinação são contra a hepatite, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, difteria, meningite, entre outras.

 

Além disso, o imunizante contra a Covid-19 poderá ser administrado simultaneamente a essas vacinas nas crianças com mais de 3 anos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!