Hoje (18) é o último dia para quem deseja se cadastrar no voto em trânsito, porém esse tipo de votação só pode ser feito em cidades com mais de 100 mil eleitores. Ou seja, os cidadãos que estiverem em Carangola na época da eleição 2022, em outubro, não poderão votar na cidade, pois a mesma possui apenas 24.919 eleitores, de acordo com os dados disponíveis no site do TSE.
Municípios como Divino (14.696), Espera Feliz (15.234), Faria Lemos (2.807), Fervedouro (8.258) e Muriaé (74.327) também não poderão receber eleitores que queiram realizar o voto em trânsito.
O QUE É VOTO EM TRÂNSITO?
É destinado para as pessoas que estejam fora do seu domicílio eleitoral e que queiram votar nas eleições deste ano. Nesse caso, há duas possibilidades: se o município escolhido para o voto em trânsito for no mesmo estado do domicílio eleitoral, ela terá direito de votar para todos os cargos: presidente, governador, senador e deputado, mas se o município for em outro estado, o eleitor poderá votar apenas para presidente.
Para se cadastrar no voto em trânsito, o cidadão precisa ir, até esta quinta-feira (18), ao cartório eleitoral mais próximo e levar um documento oficial com foto. Lá, o eleitor vai indicar o município onde pretende votar no primeiro ou segundo turno ou nos dois turnos.