Os alunos do curso de Turismo da UEMG, junto com o Diretório Acadêmico, estão realizando o 1º Festival Universitário Cultural de Carangola. Ontem (14), já houve uma palestra do diretor do museu, Eduardo Pimentel, abrindo as portas do evento.
Hoje (15), é a vez dos alunos e artistas da cidade apresentarem seus trabalhos no auditório da universidade. Pinturas, desenhos, poesias e danças estão sendo organizadas pelo professor Lucas Piter Alves Costa. A professora de desenho do Estúdio LadoB, Anna Larissa, estuda artes visuais, já expôs em feiras e, nesta quinta-feira, estará com seus quadros na UEMG, a partir das 19h.
“Meu estilo de desenho predominante é o mangá, que é o estilo de arte asiático com base em detalhes chamativos e bem coloridos que seguem um padrão de forma que é facilmente reconhecido, mas eu também faço outros estilos de pintura, como caso da minha representação de Van Gogh que também vai estar lá”, explicou ela.
Imagem: desenho da Anna Larissa que estará na UEMG hoje (15)
Em depoimento para a Rádio Educativa, a professora de desenho fala sobre a importância da movimentação cultural em Carangola. “Muita gente já chegou em mim perguntando por que eu não coloco meus quadros em lugares públicos e por que eu não divulgo meu trabalho. Meu maior problema é que não há muito espaço que eu conheça para isso aqui. Foi nesse ano que comecei a mostrar meu trabalho com mais esforço e vejo que é algo muito importante para artistas visuais, não só eu, mas também pessoas muito talentosas que suas obras nunca foram vistas fora de suas casas.”
“A divulgação e a visibilidade são a principal forma de crescimento do artista tanto em renda quanto em aprimoramento porque você tende a querer melhorar cada vez mais suas obras quando elas são apreciadas pelas pessoas. Isso molda a autoestima e faz a gente se sentir importante e capaz de melhorar”, conclui Anna Larissa.
Para fechar o festival, na sexta-feira (16), tem gastronomia típica mineira e feira artesanal na praça da Matriz, das 18h às 22h.