Comunidade de São José celebra tríduo a partir desta quarta-feira
Notícias
Publicado em 14/03/2023

 

A Comunidade de São José na Amendoeira celebra o seu padroeiro com o tríduo que se inicia nesta quarta-feira (14), com o tema “São José, impulsione nossas orações e desperte em nós as vocações”. Haverá terço e celebração eucarística todos os dias e ofertório de alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal para doação a famílias carentes. Logo após a missa, também haverá barraquinhas no momento social.

 

Padroeiro da comunidade, São José foi esposo da Virgem Maria, descendente de Davi e exerceu a missão de pai do Filho de Deus, Jesus Cristo, que quis ser chamado filho de José. A Igreja venera, com especial honra, como seu patrono aquele a quem o Senhor constituiu chefe da sua família. Assim, foi escolhido por Deus como o defensor da Sagrada Família, e esteve ao lado de Maria, contribuindo para a educação e proteção do menino Jesus.

 

A primeira definição de José, que se encontra no Evangelho de Mateus, é “homem justo”. Diante da inexplicável gravidez da sua noiva, não pensa no próprio orgulho ou na sua dignidade ferida: pelo contrário, pensa salvar Maria da malvadez das pessoas, da lapidação à qual podia ser condenada. Ele não quis repudiá-la publicamente, mas deixá-la em segredo. Porém, um Anjo veio sugerir-lhe a escolha mais justa de não ter medo. “Não temas receber a Maria, tua esposa, porque o que nela está gerado é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus”.

 

Há muitas passagens inspiradoras na história de São José. Por essa razão, ele foi reconhecido na liturgia Romana por volta de 1479, sendo seu culto celebrado em 19 de março. No entanto, foi apenas em 1870 que São José foi oficialmente declarado como Patrono Universal da Igreja pelo Papa Pio IX.

 

A partir daí o Papa Leão XIII e posteriormente o Papa Bento XV exaltaram as virtudes de São José e ele foi nomeado patrono da justiça social. Sua importância é tamanha que o Papa Pio XII criou uma segunda festa em sua homenagem, em primeiro de maio, sendo reconhecido também como patrono dos carpinteiros e trabalhadores, posto que foi ele quem ensinou esse ofício a Jesus.

 

Confira abaixo toda a programação para o tríduo em honra a São José:

 

 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!