Aluna autista é vítima de bullyng em Natividade e caso inspira protestos
03/04/2023 10:45 em Notícias

Um vídeo que mostra um grupo de adolescentes praticando bullying contra uma colega de 11 anos ganhou repercussão nas redes sociais nesta sexta-feira (31). O registro teria sido feito no pátio do Colégio Estadual Flávio Ribeiro de Rezende, na cidade de Natividade, noroeste do Estado do Rio de Janeiro, no início da semana. 

 

Nas imagens, uma das meninas atormenta a vítima, que está sentada, tentando puxar seus cabelos, enquanto outras adolescentes riem e filmam a situação. A vítima, que se chama Vitória e seria autista, demonstra extremo incômodo com o bullying, reage às tentativas de agressão e chora. 

 

O caso revoltou os moradores da pequena cidade de 15 mil habitantes e muitos internautas - tanto que a hashtag #justiçaporvitoria foi parar no Trending Topics do Twitter. Um perfil foi criado no Instagram com o nome @estamoscomvitoria e já conta com quase 150 mil seguidores. 

 

No perfil, que afirma ser um “movimento de luta contra todo e qualquer tipo de preconceito”, foram exibidas fotos e vídeos de um protesto realizado na manhã de sexta-feira (31), quando centenas de adolescentes e adultos foram às ruas de Natividade para pedir justiça para a jovem. Eles desfilaram com cartazes que abordavam a importância de combater o bullying. Nas imagens do protesto, é possível ver jovens pedindo um posicionamento da escola sobre o caso.

 

Vanderson Garcia, repórter da rádio Natividade FM, relata que o assunto ganhou uma grande proporção na cidade. "Quase 100% da população da região está abismada com tudo isso. Agora há pouco, os pais de uma das meninas publicou um vídeo em rede social em que reconhecem o erro da filha e pedem desculpas". Segundo apuração dele, Vitória perdeu os pais e faz tratamento em uma instituição do município voltado para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

 

Procurada pelo jornal O Tempo, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro afirmou que repudia de forma veemente casos de bullying. Disse também que a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros, responsável pela Superintendência de Projetos para Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, está na unidade para tomar todas as providências para que casos como esse não se repitam.

 

"O respeito é fundamental dentro e fora das salas de aula. Determinei a professora Myrian que fosse a Natividade para tomar todas as providências para o acolhimento da aluna que sofreu bullying, conversasse com a direção e com os pais e as crianças da escola", afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

 

De acordo com a pasta, a direção do colégio enviou professora e psicóloga à casa da criança vítima de bullying. "E profissionais do colégio também conversaram com as estudantes que praticaram o ato e os seus respectivos pais. E integrantes do Conselho Tutelar também foram acionados e medidas protetivas às alunas do colégio foram e continuarão a ser adotadas", disse em nota, completando que a escola já havia planejado uma ação para discutir o bullying com os estudantes.

 

Reprodução: O Tempo

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!