A Secretaria Municipal de Assistência Social informou que essa ajuda será para as famílias em situação de extrema pobreza
O auxílio emergencial elaborado pela prefeitura de Carangola é para as pessoas de externa pobreza que foram vítimas da enchente. Os cadastros têm início na próxima segunda-feira, dia 29 de março, das 8h às 11h, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. A inscrição na ajuda social só poderá ser feita mediante agendamento prévio pelo telefone 3741-1373.
Em entrevista para a Rádio Educativa, a Secretária de Assistência Social, Camila Andrade, disse que serão três parcelas de R$ 200. “O pagamento da primeira parcela vai depender do dia que a pessoa fizer o requerimento. Vamos tentar otimizar ao máximo para ser rápido”, explica Camila.
De acordo com publicação da prefeitura, o auxílio emergencial é previsto pela Lei Municipal nº 5.256/2021, de março de 2021, e a análise para sua concessão obedecerá os seguintes os seguintes critérios:
- Ser maior de 18 anos
- Ter sido atingido pela enchente de acordo com o mapa geográfico da Defesa Civil
- Estar inscrito até o dia 19 de fevereiro de 2021 no Cadastro Único em situação de extrema pobreza
Para requerer esse direito, o cidadão deverá apresentar CPF, carteira de identidade, número do NIS e comprovante de residência. Caso a pessoa tenha perdido os documentos pessoais na enchente, poderá levar apenas o comprovante de residência e o número do NIS, assim será possível procurar as documentações necessárias na base de dados do CadÚnico.