Concurso do IBGE para o Censo 2021 é suspenso
07/04/2021 10:28 em Notícias

Houve um corte de 96% no Orçamento Geral da União para a realização da pesquisa neste ano

 

 

O concurso para mais de 200 mil vagas temporárias, distribuídas em 5297 municípios do país, foi suspenso devido ao corte no Orçamento Geral da União para a realização do Censo Demográfico de 2021. As provas para os cargos de agentes censitários e recenseadores estavam marcadas para os dias 18 e 25 de abril, respectivamente.

 

O IBGE informou que avaliará com o Cebraspe um novo planejamento para aplicação das provas, dependendo de um posicionamento do Ministério da Economia sobre o orçamento da pesquisa. “A votação do Orçamento no Congresso Nacional para o exercício 2021 reduziu em cerca de 96% o total de recursos destinados à realização do Censo Demográfico”, disse o IBGE em comunicado.

 

“O país necessita das informações geradas pelo Censo, que são essenciais para subsidiar políticas públicas em diversas áreas, especialmente em um contexto de pandemia, onde esses dados são estratégicos para o avanço da vacinação e para o planejamento de infraestrutura em saúde”, destacou o IBGE em seu site. O concurso do ano passado já havia sido adiado por causa da pandemia de COVID-19.

 

Com relação aos testes para este ano, o instituto declarou que eles não foram cancelados. “A aplicação das provas do PSS do Censo foi suspensa, isto é, adiada, mas sem nova data prevista. Logo não há o que se falar sobre procedimento para reaver a taxa de inscrição, já que o concurso não foi cancelado. O IBGE aguarda um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo para novo planejamento de aplicação das provas.”

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!