Entrevista: Danielle Alves fala sobre autismo e a nova lei implantada em Carangola
03/05/2021 11:00 em Notícias

Na sexta-feira, 30 de abril, a entrevistada falou na Rádio Educativa sobre o TEA 

 

 

Na última sexta-feira, 30, a Rádio Educativa concluiu o Abril Azul (em homenagem às pessoas com transtorno de espectro autista - TEA) com um bate-papo com a Danielle Alves. Além de ser mãe de uma criança autista, ela faz parte do grupo que lutou pelo direito deles e pela implantação da nova lei. Boa parte da população não tem o conhecimento sobre o que é o autismo, por isso a Danielle iniciou a entrevista esclarecendo essa informação.

 

“É uma deficiência persistente clinicamente significativa de comunicação, então é analisada a questão da fala, da interação social, se a pessoa consegue manter diálogos de acordo com o seu nível de desenvolvimento… Esses são os critérios analisados, assim como padrões restritivos e repetitivos de comportamento. As crianças, às vezes, têm algum interesse restrito por algum objeto”, explica.

 

Apesar dos avanços que o grupo de apoio às pessoas com TEA têm conseguido, nas escolas ainda há uma falta de estrutura profissional para esses alunos. “A gente espera que, com o retorno das aulas o mais breve possível, os colégios cumpram a lei e consigam treinar o máximo de profissionais capacitados. São crianças e adolescentes que a gente sabe que precisam dessa ajuda e que muitas vezes são alvos de bullying na escola”, argumenta Danielle.

 

Em Carangola, a partir da lei implantada no dia 23 de abril, os cidadãos que possuem TEA podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social para fazer a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (CIPTEA). Essa carteirinha dá direito à prioridade em banco, mercado e lojas em geral, entre outras situações. Para realizá-la é preciso levar identidade, CPF, comprovante de residência, uma foto 3x4 e laudo médico assinado por neurologista ou psiquiatra atestando o diagnóstico de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

 

Para ouvir a entrevista completa, clique em: https://youtu.be/GleHDVYjkU8.

 

Mais informações:

Secretaria de Assistência Social

Endereço: rua Pedro de Oliveira, nº 212 - Centro/ Carangola

Telefones: 3741-1373 e 3741-7883

Horário de funcionamento: 7h às 16h

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!