Os trabalhadores que atendem aos critérios têm até 30 de junho para sacar o dinheiro
O Abono Salarial é o benefício dado aos trabalhadores cadastrados no PIS, vinculados a entidades e empresas privadas no valor de, no máximo, um salário mínimo. Quem atua no setor público está inscrito no PASEP e recebe o dinheiro no Banco do Brasil.
No dia 30 de junho, a Caixa encerra o pagamento do Abono Salarial que tem como ano-base 2019. Quem não sacar o benefício até a data limite continua tendo direito ao abono pelo prazo de cinco anos. O dinheiro está novamente disponível para saque nos calendários dos exercícios seguintes, até que se complete o prazo determinado.
De acordo com o site da Caixa, "o Abono Salarial passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.”
O pagamento pode ser realizado por crédito na conta corrente, poupança ou Poupança Social Digital na Caixa do trabalhador; através dos caixas eletrônicos, Casas Lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão; em alguma agência da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento oficial de identificação.
Para ter direito, o trabalhador precisa:
- Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.