Governo estadual pretende vacinar os mineiros acima de 18 anos até outubro
16/06/2021 07:55 em Notícias

Essa expectativa é baseada nas doses que o Ministério da Saúde pretende distribuir nos próximos meses pelo país

 

 

O Secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, anunciou nesta terça-feira, 15, que todos os mineiros maiores de 18 anos devem ser vacinados contra a COVID-19 até outubro deste ano. A expectativa depende da confirmação da previsão do governo federal sobre a distribuição de doses pelo país.

 

“A expectativa do Ministério da Saúde é de enviar 38 milhões de doses para todo o país em junho, 35 milhões para julho, 68 milhões para agosto, 62,5 milhões para setembro e 65 milhões para outubro. Diante disso e do histórico de que 10% das doses vem para a Minas, porque a população mineira equivale a cerca de 10% do país, temos essa expectativa por faixa etária da vacinação com a primeira dose em todo o estado”, explicou o secretário de Saúde.

 

 

Além de ser necessário que o governo federal cumpra o calendário de distribuição de doses, é preciso levar em conta também o tamanho da população de cada faixa etária nas cidades. “A velocidade da vacinação não é a mesma em cada município do estado e os grupos não têm o mesmo tamanho proporcional. Então alguns municípios provavelmente começarão a vacinar antes e outros depois (da data prevista). Há a expectativa que ainda em junho alguns municípios consigam vacinar pessoas abaixo de 55 anos. Lembrando que estamos condicionados à distribuição pelo governo federal”, afirmou Fábio Baccheretti.

 

Baccheretti afirmou que, mesmo com a população sendo vacinada, é necessário o uso da máscara para evitar que pessoas não imunizadas tenham a situação mais grave do coronavírus. “Apesar dessa boa notícia, o estado continua com alta incidência e a vacinação não impede a transmissão da doença por completo. É essencial o uso de máscara”, lembrou, já que 12 das 14 regiões do estado estão na onda vermelha, inclusive a que pertence Carangola. “Apesar da incidência aumentando, o número de casos aguardando leitos não vem subindo proporcionalmente. Percebemos que há uma redução proporcional nos óbitos nas idades já vacinadas, especialmente com as duas doses, mostrando que todas as vacinas são eficazes”, enfatizou.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!