Volta às aulas em Carangola: alunos de anos iniciais já retornaram e nono ano e terceiro ano do ensino médio voltam ao presencial no dia 12
Notícias
Publicado em 02/07/2021

Em caso de contaminação de apenas um aluno, as turmas inteiras suspendem as aulas para isolamento durante o período de disseminação do vírus

 

 

De acordo com a Secretaria de Educação de Minas Gerais, sempre que um município for classificado na onda amarela ou verde, será possível a retomada das atividades presenciais. Esse retorno será gradual, começando pelos estudantes de anos iniciais, nível de ensino em que os alunos estão em fase de alfabetização e maior necessidade da presença do professor. Em Carangola, as escolas Benedito Valadares, Walton Batalha Lima (APAE), Santo Onofre, Jonas Faria Castro, Melo Viana, Nascimento Leal (em Alvorada), Pedro de Oliveira (em Ponte Alta) e Augusto Amarante retomaram as atividades com alunos nesta segunda-feira (28). A volta é opcional, portanto, os pais podem decidir se seus filhos retornam às aulas presenciais ou não. No caso de não optarem pelo retorno, os alunos continuam recebendo o material previsto para as aulas de forma on-line. 

 

Hoje pela manhã (02), o diário oficial do Estado publicou nova resolução para a volta às aulas de alunos do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do Ensino Médio. De acordo com a resolução, municípios situados nas zonas verde e amarela da Covid, poderão retornar às atividades presenciais no dia 12/07 (segunda), com acolhimento para os professores no dia 05/07 (segunda). Segundo a superintendente regional de ensino, Betty Giovannoni, com a nova classificação, as aulas híbridas poderão ocorrer nas ondas vermelha, verde e amarela, com protocolo para distanciamento fixo de 1,5 metro de distância entre alunos e cuidados para evitar a Covid-19. Com o retorno dos alunos do nono e terceiro ano do Ensino Médio, os estudantes terão uma semana de aula presencial antes do recesso de Julho, já previsto em calendário, voltando no segundo semestre, após o período de férias.

 

Alunos têm opção de retornar às escolas ou não

 

Os alunos e os pais têm a opção de acatar ao retorno presencial ou não. “O pai é que vai falar qual criança e adolescente que pode voltar. É opcional pro aluno e pros pais. [...]De qualquer forma, os PETS (plano de estudo tutorado) continuam valendo como presença. Então se o aluno não voltar pro presencial, não importa, ele tem a presença com a entrega do PET”, afirma a superintendente. 

 

Betty acredita que todas as turmas possam retornar até o mês de agosto, desde que haja a permissão dos responsáveis pelo aluno. Para semana que vem, a lista de alunos que retornarão já deve estar pronta. Quanto aos protocolos de segurança contra a Covid, eles são rígidos e devem ser validados pelo inspetor. A escola deve provar que fez as devidas alterações, com notas fiscais de produtos como máscaras, álcool em gel, termômetro, token para as salas com álcool em gel e uma série de orientações que ainda devem ter o parecer da vigilância sanitária. Se houver caso de um aluno que se contaminou com a Covid, a turma inteira é liberada para ficar em casa durante o período de disseminação do vírus, realizando o isolamento.

 

A semana do acolhimento dos professores, prevista para a próxima segunda (5), será para além de tudo, o estudo dos novos procedimentos, adequação dos mesmos e preparação para a volta presencial. Cada escola deve adaptar esses protocolos à sua realidade, de forma a proteger os alunos do vírus da melhor forma possível. Ainda segundo Giovannoni, o decreto do próprio município que vai definir esse andamento da volta às aulas, pois visto que a prefeitura tem autonomia de acatar ou não ao decreto de volta às aulas. Mas no caso de Carangola, as aulas presenciais vão seguir o decreto de retorno.

 

Em contrapartida, já existe movimentação de sindicato para greve de professores. O Sind-ute MG (Sindicato Único dos trabalhadores em Educação de Minas Gerais) orienta greve sanitária, com a continuação do trabalho remoto pelos professores, a fim de resguardar toda a comunidade escolar, existindo a possibilidade desse retorno.

 

 

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!