Autorização para compra foi concedida pela Anvisa em caráter excepcional
O governo de Minas Gerais recebeu autorização para dar continuidade ao processo de importação da vacina russa Sputnik V. A autorização para compra foi concedida em caráter excepcional pela Diretoria Colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e comunicada ao Executivo nesta sexta-feira (2). Inicialmente, Minas deve realizar a aquisição de até 428 mil doses da vacina, que permitirá grande avanço na maior operação de vacinação do estado.
De acordo com o governador Romeu Zema, o fundo soberano russo vai junto com a Seplag (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais) dar a data de entrega das doses. Com esta liberação, o governo do estado vai prosseguir com os encaminhamentos para finalizar as negociações do contrato junto ao Fundo Soberano Russo. O quantitativo de imunizantes pleiteados corresponde à imunização de 1% da população mineira, limite máximo estabelecido pela Anvisa.
O pedido de autorização para importação excepcional de doses da vacina Sputnik V foi oficializado pelo Estado no mês de junho. A negociação leva em consideração diversos pontos, como prazo estabelecido para entrega.