Consulta foi aberta nesta quarta e termina no dia 12 de agosto
O governo de Minas Gerais abriu consulta pública para o Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados/Tratamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas. O período de consulta começou nesta quarta-feira (14) às 08 horas e fica aberto até o dia 12 de agosto. O prazo extenso se dá para garantir a participação e contribuição da sociedade, que pode dar sugestões para aprimoramento do plano, desenvolvido pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
O objetivo é ter um plano cada vez mais próximo da realidade dos 853 municípios mineiros, e a “Subsecretaria de Políticas sobre Drogas considera extremamente importante essa iniciativa, perspectiva de fortalecimento da democracia no Estado de Minas Gerais", de acordo com a Subsecretária de Políticas sobre Drogas da Sedese, Soraya Romina.
A subsecretária destaca ainda que a consulta pública é um estímulo à participação da sociedade mineira como um todo. E também cita que espera contribuições de conselheiros dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas, das Organizações da Sociedade Civil, dos grupos de apoio, dos grupos de anônimos, movimentos sociais, gestores e técnicos dos municípios.
Ela reforça que o plano representa um marco do Governo de Minas para a entrega de serviços e ações à sociedade, por meio de uma política pública eficaz de enfrentamento ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas. Além de conceitos, marcos legais e diretrizes, a iniciativa traz, ainda, um conjunto de estratégias de prevenção às drogas, além do fortalecimento dos fatores de proteção, em especial às crianças, adolescentes e jovens.