Ralph Anchieta deu entrevista para o Educativa News e esclareceu as dúvidas da população acerca da vacinação contra a Covid-19 em Carangola
Na última quarta-feira (21), o Educativa News recebeu o Secretário Municipal de Saúde, Ralph Anchieta, para um bate-papo esclarecedor sobre a vacinação contra a Covid-19 na cidade. Uma dúvida comum entre os cidadãos era em relação à paralisação da imunização das pessoas abaixo de 24 anos. Ralph explicou que o calendário estava andando muito rápido em Carangola porque já haviam vacinado os grupos prioritários e a Regional de Saúde, que é em Manhuaçu, autorizou eles irem descendo as idades. “Mas chegou um momento que a Regional parou de receber o IFA, que é o insumo das principais vacinas (Coronavac e AstraZeneca), o que acarretou na diminuição do recebimento de doses aqui. Isso deve se restabelecer na próxima semana”, disse ele.
Outra questão que deixava os carangolenses revoltados era o fato de vacinar pessoas de outras cidades aqui. “A vacina de Covid-19 é plano nacional de imunização, então a Regional nos orientou a não solicitar comprovante de residência porque a pessoa pode se negar a mostrar o comprovante e eu sou obrigado a vaciná-la do mesmo jeito”, argumenta. Ele destacou que nenhum carangolense ficará sem as suas doses e que a secretaria pode pedir à Regional mais vacinas para que a imunização seja completada no município.
“Hoje, temos uma população de 33 mil habitantes, segundo dados do IBGE. A Regional passou que a nossa população vacinável (de 18 anos ou mais) é de 25 mil pessoas. Até na última sexta-feira (16), tínhamos 19.430 pessoas que já tomaram pelo menos uma dose, o que é 77,7% da população vacinável”, conclui Ralph.