Governo estadual dará isenção nos laudos dos pequenos produtores afetados por geadas
02/08/2021 10:19 em Notícias

Medida é uma das ações da força-tarefa montada pela Emater-MG, vinculada à Seapa, para auxiliar os produtores

 

 

A Emater-MG está apoiando a busca de soluções para as perdas ocasionadas pelas geadas que vêm atingindo Minas Gerais. O Sul de Minas foi a região mais atingida, com 77,8% de todos os municípios afetados, seguido pelo Triângulo/Alto Paranaíba com 21% das lavouras prejudicadas. Embora as geadas não estejam registradas na região Sudeste de Minas, onde está Carangola, Espera Feliz, Divino, entre outras, qualquer produtor de pequeno porte pode pedir a isenção nos laudos até 30 de setembro de 2021.

 

Os produtores de porte médio e grande precisarão pagar pelo serviço. O mapeamento da amplitude das lavouras afetadas pela geada não incluirá somente o café, produto mais atingido, mas também a olericultura, fruticultura, floricultura e as pastagens. “Decidimos isentar a cobrança pela elaboração desses laudos para os agricultores familiares, para auxiliar na superação dessa situação de emergência”, afirmou o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

 

Os laudos são de extrema importância para que os produtores afetados, que tiveram acesso ao crédito rural, consigam ter acesso ao seguro agrícola, à renegociação de suas dívidas e, também, no caso dos cafeicultores, para aqueles que buscam recursos das linhas de financiamento ao amparo do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).

 

Hoje (2), haverá uma reunião da Seapa, Emater-MG e Epamig com as cooperativas e associações de cafeicultores. O intuito é avaliar as ações e estratégias conjuntas de apoio aos produtores rurais que tiveram suas atividades atingidas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!