Existem 1 milhão de doses a ainda serem lançadas no sistema e dado pode apontar número de pessoas que não se dirigiram aos postos
De acordo com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, cerca de 1 milhão de pessoas não foram aos postos para se vacinar com a segunda dose da vacina contra a Covid no estado. O reforço é fundamental para garantir a eficácia do imunizante. A expectativa segundo o secretário é de que até o fim do ano, 80% da população já esteja vacinada com as duas doses e que ainda esse ano comece a imunização de reforço, com uma terceira dose. Cerca de 50% da população mineira já está vacinada pelo menos com a primeira dose.
Minas Gerais tem a expectativa de receber em agosto 50% a mais de vacinas do que no mês passado, totalizando aproximadamente 6 milhões de doses. Consequentemente, a vacinação tende a avançar bastante nesse período. “O estado de Minas conseguiu bater recorde a cada semana de número de vacinados por dia e, com mais vacinas chegando, a gente tem recebido três remessas de vacinas por semana, isso nunca aconteceu. Então a gente está com essa transferência de vacinas, a tendência é que a gente passe a 60%, 70%, tudo neste mês ainda, em relação à primeira dose”, destaca Baccheretti.
Hoje, no Vacinômetro do estado, consta no sistema que 4,2 milhões de pessoas estão vacinadas com as duas doses, porém, faltam 1 milhão de pessoas que deveriam estar nessa contagem. Não se sabe se o dado ainda não foi lançado ou se essas pessoas não foram se vacinar. “Nós temos um dado, um dado parcial, porque o município pode não ter lançado aquele dado, mas a gente tem cerca de 1 milhão de segundas doses a serem lançadas no sistema. Pode ser, parte disso, por falta de lançamento, mas, certamente, parte desse número são de pessoas que não procuraram a segunda dose. Então é muito importante lembrar que a eficácia [da vacina] se dá com duas doses”, afirma o secretário.
Segundo o secretário de saúde, há uma expectativa de vacinação para os menores de 18 anos quando as faixas etárias acima se imunizarem. “Há uma expectativa dos adolescentes, há uma deliberação pelo Comitê Intergestor, que tem representantes dos secretários estaduais, municipais e do Ministério da Saúde que o próximo grupo, após vencermos os 18 anos, são os adolescentes com comorbidades e depois deles os demais adolescentes, de 12 a 17 anos. Isso deve acontecer em setembro, quando a gente termina a vacinação dos adultos mineiros. Então, a partir de setembro a gente já deve vacinar os adolescentes.”