Executivo aconselha que servidores providenciem abertura de conta no banco Itaú até novembro
O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), anunciou nesta sexta-feira (20/8) que os pagamentos dos salários dos servidores públicos do estado serão feitos por meio do banco Itaú a partir de janeiro de 2022. Todos os funcionários deverão providenciar a abertura de conta na empresa, que passou a ser responsável pela gestão das contas-salário. Segundo o Executivo estadual, o pagamento do salário referente ao mês de dezembro, que ocorre em janeiro, já será feito por meio da nova instituição e os servidores devem providenciar a abertura da conta até novembro para evitar qualquer problema relacionado ao crédito do salário.
Em nota, o Executivo afirmou que o servidor não terá qualquer custo adicional se decidir abrir a conta neste momento e que não há necessidade de fazer qualquer tipo de movimentação até o recebimento do primeiro salário. Os funcionários poderão optar pela abertura de conta-corrente ou conta-salário no Banco Itaú, e nesse último caso, será possível solicitar a portabilidade, ou seja, a transferência do recurso para outra instituição de preferência do servidor.
As contas podem ser abertas pelo aplicativo do banco Itaú, pelo site, presencialmente em espaços disponibilizados para os servidores de Minas ou em uma das agências da empresa disponíveis em todo o estado. Os documentos necessários para o processo são identificação com foto e o CNPJ da fonte pagadora. De acordo com o governo de Minas, a folha de pagamento do funcionalismo estadual foi vendida ao Itaú por R$ 2,42 bilhões, 18% a mais do que o lance mínimo de R$ 2,052 bilhões exigido pelo estado para concretizar o negócio. O tempo de vigência do contrato é de 5 anos.