Anvisa suspende distribuição de lotes interditados da vacina Coronavac
06/09/2021 08:53 em Notícias

Minas Gerais recebeu mais de 480 mil doses, 20 mil já foram encaminhadas às regionais e não devem ser utilizadas

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou neste sábado (4) que tomou medida cautelar e interditou a distribuição de 25 lotes da vacina Coronavac, proibindo a distribuição e utilização de doses envasadas em um local não inspecionado e aprovado pelo órgão.

 

O Instituto Butantan afirmou em nota que a medida da Anvisa não deve causar alarmismo e que o próprio Instituto alertou a agência por extrema precaução. A farmacêutica Sinovac, fabricante dos insumos da vacina, enviou para o Brasil 12.113.934 de doses do imunizante, porém, segundo a agência, a unidade fabril responsável pelo envase das doses não foi inspecionada e aprovada na Autorização de Uso Emergencial concedida à Coronavac. O Instituto Butantan informou ainda, segundo a Anvisa, que outros 17 lotes, também envasados no local não inspecionado pela Anvisa, e que somam 9 milhões de doses, estão em tramitação de envio e liberação ao Brasil.

 

O estado de Minas Gerais recebeu mais de 840 mil doses de vacina. Nesse montante, 823.400 doses estão dentre os lotes  interditados e 20.520 doses já foram distribuídas para as unidades regionais, de 1º a 4 de setembro. De acordo com o presidente-diretor da Anvisa,  Antônio Barra Torres, a suspensão da distribuição e aplicação de pelo menos 25 lotes da vacina deve ser encarada  com tranquilidade e serenidade.

 

A Secretaria de Estado de Saúde aguarda orientação do Ministério da Saúde sobre as providências que devem ser tomadas caso alguma dose do lote já tenha sido utilizada para  imunização. A SES-MG esclarece que, dentre os lotes que tiveram interdição cautelar pela Anvisa, Minas Gerais recebeu e distribuiu o lote 202107101H da vacina do Instituto Butantan (Coronavac) para as suas Unidades Regionais de Saúde (URS) e para Belo Horizonte do começo do mês até este sábado.

 

Diante disso, a SES recomendou que o lote seja mantido em quarentena até a liberação por parte do Anvisa e que, caso estas doses já tenham sido distribuídas para as unidades básicas, sejam recolhidas e enviadas para a Central Municipal de Rede de Frio, onde ficarão até orientação por parte da Anvisa. A Gerência Regional de Saúde de Manhuaçu, que abrange Carangola e região, recebeu 480 doses interditadas.

 

Já em São Paulo, o governo do Estado informou que já aplicou quatro milhões de doses pertencentes aos lotes suspensos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, nenhum efeito adverso grave relacionado a essas doses foi relatado até o momento.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!