Dia do Administrador: tem mercado de trabalho disponível em Carangola?
09/09/2021 09:42 em Notícias

A Rádio Educativa entrevistou professor da área e ex-alunos da UEMG que conseguem se encaixar nas vagas existentes na região

 

 

Com certeza você conhece pelo menos um estudante ou ex-aluno de Administração da UEMG Carangola. Não é difícil encontrá-los por aí em diversos cargos, inclusive alguns fora da área na qual formaram. É que esse é um dos cursos mais concorridos do campus e Carangola é considerada pelo IBGE uma cidade de pequeno porte (com menos de 50 mil habitantes), que apesar de possuir vários comércios, a maioria é administrada pelo próprio dono. Muitos veem nos bancos e contabilidades uma forma de colocarem em prática os estudos aprendidos durante a faculdade, mas não é fácil assim achar vagas disponíveis.

 

Para o contador Ícaro Tavares, foi um pouco complicado achar emprego na área depois que formou. “As primeiras oportunidades após a conclusão do curso foram relacionadas à área de vendas, mas a graduação em administração sempre contribuiu como um diferencial na apresentação do currículo para as empresas”, relembrou ele que após passar por alguns empregos decidiu cursar uma faculdade similar para aprimorar o CV. “O curso de Ciências Contábeis é bastante atrativo para os administradores porque o aproveitamento de disciplinas acelera em torno de 50% o tempo para conclusão da graduação, além de proporcionar qualificação para inúmeras áreas de atuação no mercado de trabalho”, disse Ícaro.

 

O professor do curso de Administração da UEMG e Doutor em Economia Doméstica, Ronan Leandro Zampier, explicou à Rádio Educativa que a área de atuação desses estudantes e profissionais é bem ampla, então sempre há alguma saída para arranjar emprego. “O nosso objeto é a organização de qualquer atividade. Então, num olhar mais macro, podemos trabalhar em organizações dos setores públicos, privados, sem fins lucrativos e em vários níveis gerenciais. Também no mercado agrícola, industrial, de serviços, etc”, contou Ronan.

 

Olhando para a dimensão da área que o curso proporciona, Walther Bevilaqua conseguiu um dos empregos que muitos estudantes almejam pela remuneração e capacidade de crescimento dentro da empresa: banco. Atualmente, ele é Gerente de Relacionamento Uniclass do Itaú, mas começou seu caminho profissional lá em 2014 como estagiário do banco aqui, em Carangola. “Fiquei sete meses no processo de estágio, no qual fui avaliado pela performance de vendas. Fui contratado antes do período de vencimento do estágio, que é de um ano e meio. Passei a ser Agente Comercial 1 em Carangola mesmo”, contou Walther, que foi promovido para Agente Comercial 2 em 2018, se mudando para Viçosa. Depois, ele fez uma prova para tentar o cargo de Gerente e alcançou mais uma meta do seu objetivo de crescer dentro da companhia ao se tornar Gerente de Relacionamento Uniclass.

 

FALTA DE ADMINISTRADORES EM PEQUENAS EMPRESAS

 

Para o professor Ronan, uma das explicações para o alto índice de falência das pequenas empresas no Brasil é a falta de administradores atuando nelas, pois muitos donos gerem suas firmas mesmo sem terem conhecimento acerca do assunto. “É preciso que os dirigentes das organizações que não sejam profissionais da área reconheçam a necessidade de administradores para melhorar o desempenho da firma”, argumentou.

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!