Comemorações são diferentes agora na pandemia
Nesta terça-feira (14), a tradição católica comemora o dia do Senhor Bom Jesus. A devoção ao Bom Jesus é voltada ao mistério da paixão e morte de Jesus Cristo, destacando seu sofrimento no calvário. Os quatro eventos enfocados são: coroa de espinhos e flagelação de Jesus, ele carregando a cruz, crucificação e por último seu sepultamento.
Em Carangola, a comunidade do bairro Coroado tem o Senhor Bom Jesus como seu padroeiro e, segundo relato da coordenadora Penha Fernandes, ocorriam diversas festividades na comunidade antes da pandemia. "Era feita a novena, rezavam o terço durante os nove dias com celebração da Santa Missa e quando os padres não podiam comparecer, a comunidade fazia a celebração da palavra. Depois, já com o padre Jamir passamos a fazer a setena, a oração do terço e missas todos os dias. No período todo da festa, tínhamos barracas, bingos, leilões, convidávamos várias comunidades e no dia da comemoração, após ou antes da missa, tinha a procissão com a imagem do Senhor Bom Jesus percorrendo as ruas do bairro.”
Agora, de acordo com Penha, para celebrar o dia do padroeiro e encerrar a semana comemorativa haverá confissões na Comunidade do Senhor Bom Jesus a partir das 14 horas e duas missas, às 17:30 e às 19:30. “Não vamos fazer procissão devido à pandemia pra não acontecer aglomeração. Mas esses acontecimentos nós vamos ter. [...] Com a pandemia, ano passado não teve celebração, só um pequeno grupo reuniu-se para rezar. Agora é que estamos retornando as comemorações, com muita cautela ainda, mas já com as celebrações das missas, recebendo visitas de algumas comunidades, barraca funcionando só no delivery e amanhã sem a procissão. Mas estamos muito felizes por estarmos voltando. Graças a Deus!”