Além de ser padroeiro da paróquia há 93 anos, é também do município
“Há 137 anos, éramos uma pequena capela. Há 130 anos, recebemos o primeiro padre em Faria Lemos. Há 103, esse atual templo foi construído e, há 93, somos a Paróquia de São Mateus”, conta o secretário paroquial de Faria Lemos, Reydner Lima. A história da paróquia começa antes mesmo de se tornar o que é hoje. O caminho percorrido já trilha quase 200 anos de bênçãos e apoio aos moradores do município.
Em 21 de setembro é celebrado o Dia de São Mateus e, apesar da pandemia, a comunidade de Faria Lemos não podia deixar passar em branco a data do padroeiro não só da paróquia como da cidade também. “Neste ano, tivemos às 4h da manhã a Alvorada, ao meio-dia, teremos um momento de oração e, às 19h, a Missa Solene campal. Tradicionalmente, também temos a procissão, carreata e barracas, mas por conta da pandemia decidimos fazer mais voltado para as orações”, diz Reydner.
A São Mateus significa tanto para o secretário paroquial que ele a considera um ponto de partida na sua vida. “A paróquia é um espaço de grande aprendizado para mim, tanto para a construção da minha fé quanto para o amadurecimento da mesma. Minha formação social, política e religiosa veio através dali. Pude desenvolver muitas habilidades, como oral, escrita e crítica também”, explica. Segundo ele, a história da paróquia envolve muita luta e foi erguida por uma galera que não deixa a peteca cair. “O povo nunca desanimou, sempre teve muita fé e nunca desistiu dos trabalhos pastorais”, conclui.