Dia de São Cosme e Damião: conheça a história dos Santos e da sua comunidade em Carangola
25/09/2021 10:37 em Notícias

Comunidade São Cosme e Damião, na Varginha de Baixo, celebra anualmente os santos em festas e ações voltadas às crianças

 

Neste domingo, a Igreja Católica comemora o dia de São Cosme e Damião. De acordo com a doutrina e tradição Católica, os santos gêmeos eram médicos e exerciam a profissão sem cobrar nada por isso, devotados à fé e curando os enfermos com o seu saber e também através de milagres propiciados por suas orações. Sua santidade é atribuída a este feito. Os médicos não aceitavam nenhuma forma de pagamento, e dessa forma, trouxeram muitos novos adeptos à doutrina cristã. Por ajudarem as crianças, os devotos de São Cosme e Damião criaram a tradição de distribuir doces e balas às crianças durante a comemoração.

 

Em Carangola, a Comunidade São Cosme e Damião, na Varginha de Baixo, realiza anualmente comemorações e celebrações no dia do padroeiro, realizando evento e ações para as crianças, além de missa especial celebrativa. A comunidade surgiu por conta da devoção de seu idealizador, que antes mesmo de instaurar a comunidade, realizava festa no dia dos Padroeiros para as crianças. Paulo Roberto de Oliveira, mais conhecido como Paulo Tur (por conta da empresa de mesmo nome), contou à Rádio Educativa sua motivação para a mobilização da festa e quando começou sua devoção à São Cosme e Damião.

 

Paulo conta que sua história com os padroeiros começou há 27 anos atrás, em 1994, quando encontrou num dia chuvoso uma senhora, que ele acredita ter sido uma aparição de Nossa Senhora Aparecida. Vestida com  um vestido azul longo, sandália fechada no pé, um terço no pescoço e um véu preto na cabeça, a senhora o interceptou e lhe disse que tinha uma missão para ele, foi quando lhe pediu que abrisse a bíblia para ela. “E quando eu abri a bíblia, veio aquele pedaço assim “vinde a mim as criancinhas, porque delas é o reino dos céus”. [..] Ela pediu que ele lesse o versículo para ela, e completou: "Por isso que eu estou aqui. A partir de agora, você fica encarregado no lugar de Cosme e Damião. Enquanto você tiver vida, você vai ajudar as crianças mais carentes, seja a quantidade que você puder. Você pode começar, mas vão ter épocas que você não vai dar conta de tantos que vão te procurar”. 

 

Foi a partir deste momento que Paulo começou a realizar as festas e ajudar as crianças. “Até 2019 nós fazíamos uma festa, eu cheguei a fazer festas aqui que deram 3000 pessoas. Comunidades de várias regiões e vários lugares [compareciam]. A gente panhou força, cresceu. Eu cresci, a empresa cresceu, a festa de São Cosme e Damião cresceu e a devoção também. [...] Quando o Padre Jamir veio aqui pela primeira vez, ele disse que teríamos que criar uma comunidade aqui e prosseguir a festa de São Cosme e Damião.”

 

O proprietário da empresa de turismo então conta que pouco tempo depois, numa segunda de manhã, recebeu a visita de padres que vieram de Aparecida do Norte para instaurar a comunidade de São Cosme e Damião em Carangola. E assim foi feito. “Não abro mão da minha devoção com Cosme Damião. Enquanto vida tiver e Deus me der força, oportunidade, saúde e prosperidade, eu quero estar sempre fazendo o bem, sem olhar a quem.”

 

Paulo completa falando sobre a sua devoção e as festas realizadas. “Eu faço há 27 anos essa festa. [É] a luta que eu tenho para chegar aonde eu cheguei, a devoção e a fé que a gente tem e a esperança que Deus nos dá. Tudo isso tem a ver com a comunidade, com a doação que a gente tem, com o que a gente ganha. No dia deles, a gente distribui muitas balas para as crianças. Esse ano não vamos fazer tanto quanto foi em 2018 e 2019, porque veio essa pandemia, em 2020 foi até proibido fazer. [Em 2020], os padres não podiam celebrar missa, mas rezamos o terço da misericórdia às 15 horas, demos um almoço à todas as pessoas de rua que estavam precisando, e distribuí balas para a turma.” Esse ano, para comemorar os padroeiros, a comunidade terá missa às 09 horas e distribuição de feijoada gratuita após a celebração, para toda a população presente. 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!