Cerca de 17 milhões de brasileiros ainda não retornaram para a segunda dose
Notícias
Publicado em 07/10/2021

Ministério da Saúde afirma que a segunda dose deve ser tomada mesmo se houver atraso no intervalo recomendado

 

17 milhões de brasileiros que já deveriam ter tomado a segunda dose da vacina contra a COVID-19 ainda não o fizeram, aponta dado do Ministério da Saúde.  Ontem, a pasta informou que distribuiu um lote de 2,6 milhões de doses da vacina da Pfizer destinadas à segunda aplicação, com o objetivo de acelerar o cumprimento do ciclo vacinal da população.  "A falta da segunda dose prejudica o efeito esperado das vacinas na proteção contra o vírus e aumenta o risco de sintomas mais graves e óbitos pela doença. A segunda dose deve ser tomada mesmo se houver atraso no intervalo recomendado pelos laboratórios", alertou a pasta. Em seu boletim de ontem, o ministério confirmou mais 530 mortes e 17.893 novos casos da doença, elevando os totais no decorrer da pandemia para 599.359 óbitos e 21.516.967 infectados.

 

Os lotes da Pfizer começaram a ser entregues para todos os estados e para o Distrito Federal ontem (06) e a distribuição segue até amanhã (08). Até agora, de acordo com o Ministério da Saúde, foram distribuídas mais de 300 milhões de doses para todo Brasil. Desse total, 147 milhões primeiras doses foram aplicadas, o que representa quase 94% dos 158 milhões de brasileiros adultos. Mais de 95 milhões completaram o ciclo vacinal.

 

Em Carangola, 16.824 pessoas já completaram o esquema vacinal com as duas doses, e mais 602 pessoas com a dose única, o que corresponde a 60,75% da população, de acordo com dados do Vacinômetro. A terceira dose, de reforço, já foi aplicada em 393 carangolenses. Quando pesquisamos a Regional de Saúde, Manhuaçu, que além de Carangola abrange mais 34 municípios (incluindo a própria sede), temos dados de mais de 210 mil pessoas que já estão completamente imunizadas, número que corresponde a 51,67% da população na Regional.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!