Minas Gerais pode não exigir uso de máscara ainda este ano
04/11/2021 09:55 em Notícias

A medida será repensada quando atingir a meta de 75% dos mineiros completamente vacinados

 

 

Em entrevista ao jornal O Tempo, o Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, disse haver a possibilidade de retirar a obrigatoriedade do uso da máscara em locais públicos ainda este ano. A medida não ocorrerá em novembro, mas talvez aconteça em dezembro. 

 

“O uso de máscara se mostrou um dos principais fatores de redução da disseminação do vírus. Obviamente, o principal continua sendo a vacinação e o Estado de Minas vem aumentando a cobertura vacinal. O nosso grupo técnico discute a cada momento cada melhora dos indicadores, cada aumento da vacinação da população. Algumas medidas de retorno aconteceram recentemente, (como) a mudança do protocolo de eventos e, (em relação à) máscara, também chegará o momento da sua discussão”, disse Baccheretti.

 

Segundo ele, ainda é necessário ampliar a cobertura vacinal para realizar esse novo passo. Atualmente, MG tem 88% da população acima de 12 anos com a primeira dose e cerca de 64% com a segunda ou dose única, de acordo com dados do Vacinômetro oficial. “No decorrer do mês de novembro, há uma expectativa de que a gente ultrapasse 75% do público vacinado com duas doses em relação à população total. Assim que a gente atingir este dado e, caso continuemos com os baixos índices de disseminação da doença, o grupo técnico pode discutir e achar esse caminho da desobrigação do uso de máscaras”, acrescentou Baccheretti. 

 

Essa possível medida só ocorreria em ambientes abertos. “Precisamos ainda que os dados se mostrem mais robustos e mais estáveis em relação à disseminação (para abolir o uso em todos os espaços, inclusive fechados). A gente vê que outros países que tomaram essa decisão há alguns meses estão voltando a utilizar a máscara em alguns locais, especialmente na Europa”, explicou.

 

“Não é o momento ainda de retirar a máscara de uso contínuo pela sociedade, mas, com o crescer da vacinação em duas doses (ou dose única) e a manutenção dessa baixa transmissão do vírus, isso (o fim do uso da máscara em lugares públicos em Minas Gerais) pode se tornar uma realidade ainda este ano”, concluiu o secretário.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!