Dia de Santa Luzia: celebrações em virtude da padroeira de Carangola
10/12/2021 09:26 em Notícias

Missas comemorativas, barraquinhas de comida na paróquia e devoção 

 

 

Já são mais de 100 anos de história. A Paróquia Santa Luzia faz parte do cotidiano dos carangolenses e abençoa todas as gerações que passaram pela cidade. Na próxima segunda-feira (13), Carangola celebra o dia da sua padroeira, Santa Luzia. Ela é conhecida por ser a protetora dos olhos e o que não falta na cidade é devoto da santa que é um canal de luz para seus fiéis. “Uma senhora me falou que estava praticamente com as vistas perdidas, tinha que fazer uma cirurgia e optou por fazer uma promessa em devoção à Santa Luzia. Acabou adiando a cirurgia e depois foi dispensada (da cirurgia)”, contou o padre Joaquim Calais, pároco da Paróquia Santa Luzia.

 

A coordenadora do Jubileu, Ana Ferrari, também tem uma forte ligação com a padroeira da cidade. “Tenho uma filha que nasceu cega. Com três meses, nós descobrimos (a cegueira) e tivemos que fazer uma cirurgia. Hoje, graças a Deus e com a proteção de Santa Luzia, ela enxerga muito bem e já está com 29 anos. Isso é motivo de agradecimento para a gente”, disse.

 

COMEMORAÇÕES

 

Quem passa pela porta da Matriz de Santa Luzia vê já há alguns dias várias mesas e barraquinhas na garagem. O 44º Jubileu começou no dia 4 de dezembro e vai até a próxima segunda-feira. Muitos já tinham saudade dessas comemorações dentro da igreja. “É motivo de gratidão pra gente poder trabalhar pra nossa comunidade. É um prazer muito grande, trabalhamos com alegria. Acho que isso é muito importante pra nós”, celebrou a coordenadora.

 

De acordo com a Ana, no Dia de Santa Luzia, às 12h, haverá a bênção aos cavaleiros. Essa era uma ação que estava parada durante o período que a pandemia estava mais grave na cidade e retorna neste ano.

 

Segundo o padre Calais, todos os dias está tendo missa às 15h e 19h30. No domingo (12), haverá apenas um horário alterado. As quatro celebrações na paróquia serão às 7h, 9h, 15h e 19h30. “Estamos pensando em transmitir (na Rádio Educativa) as missas das 7h e das 15h, do dia 13 de dezembro”, revelou o padre.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!