Entrevista: biólogo Braz Cosenza explica o boom de cobras em Carangola
30/03/2022 09:47 em Notícias

Carangola registrou aparecimento de cobras em bairros da cidade

 

 

Com o boom do aparecimento de cobras pela região, os moradores têm ficado mais preocupado em como reagir nessas situações, já que esses animais foram encontrados na Parada General, Triângulo, entre outros bairros. Em conversa com a Rádio Educativa, o biólogo Braz Cosenza explicou por que elas estão surgindo por aqui. Um dos motivos é o clima quente, que favorece a saída delas.

 

“À medida que o homem foi ocupando a Mata Atlântica, esses animais foram entrando em contato com a urbanização das cidades. Isso não acontece só em Carangola. Por que elas estão aparecendo com frequência em Carangola? O primeiro evento é que tivemos duas enchentes sucessivas. E essas enchentes não ocorrem só na área urbana, ocorrem também na rural. As cobras estão muito associadas ao ambiente aquático e (as enchentes passadas) podem ter alterado alguma característica nelas para aparecerem com mais frequência do que anteriormente. Esse fato somado à pandemia, quando as pessoas ficaram muito reclusas, hortas foram abandonadas e as cobras foram retornando já que são animais que se adaptam facilmente aos ambientes urbanas. Onde tem plantações, tem ratos e roedores, os principais alimentos da cobra”, detalhou Braz. Outros animais que os moradores também devem ficar com a atenção redobrada são as galinhas ou gatos que tenham em casa. Eles também fazem parte da alimentação das cobras.

 

Ao se deparar com uma cobra em casa, o biólogo pede calma e que não tente matá-la para você não ser picado. “A primeira reação das pessoas é matar o animal quando encontram uma cobra (em casa). Se encontrar, evita de ficar perto dela e chama a Polícia Florestal, a Ambiental, Defesa Civil e o IEF. Eles são os que podem coletar o bicho sem ocorrer algum acidente”.

 

Caso uma pessoa seja picada, deve procurar um pronto-socorro ou hospital imediatamente porque nesses lugares o médico vai conseguir fazer uma análise e aplicar um soro antiofídico. Demorar a ir a esses atendimentos pode levar à amputação do membro ou até mesmo à morte.

 

Por isso o Braz também pede cuidado na hora de identificar uma cobra porque há algumas que são muito similares a outras. “A jararaca tem as características dela muito específicas, mas tem cobras parecidas com ela. A mesma coisa acontece com a coral verdadeira e com a falsa.” Ele aconselha que a não afirmar que certo tipo de cobra te picou porque vão te dar o soro específico para a picada dessa espécie e, por isso, “depois de algumas horas pode entrar em coma e ter reações adversas”.

 

DICAS

 

  • Use botas em matas
  • Use calça jeans em matas
  • Evite ter entulhos
  • Evite deixar ração pros seus animais
  • Manter sempre limpo e arejado
  • Evite acumular gravetos ou qualquer coisa que sirva de esconderijo pra esses animais
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!