O cronograma para a vacinação da população prioritária foi dividido em duas etapas
A Campanha de Vacinação contra a Influenza vai iniciar no dia 4 de abril e vai até 3 de junho. De acordo com a Agência Minas, no estado, “a estimativa é que 8.299.488 pessoas estejam incluídas nos grupos prioritários para a vacinação”.
O Ministério da Saúde divulgou o cronograma, que foi dividido em duas etapas, para a vacinação da população prioritária. A primeira fase é direcionada aos idosos com 60 anos ou mais de idade e trabalhadores da saúde e a segunda é para o público infantil, gestantes e puérperas, indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficientes permanentes, além das Forças Armadas, de segurança e salvamento, dentre outros.
O dia D de mobilização nacional está marcado para 30 de abril. Nesta data, as crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) também devem ser imunizadas.
“A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A vacinação anual previne as formas graves da doença, reduzindo o impacto sobre o sistema de saúde, principalmente, neste momento de pandemia que estamos enfrentando. A meta é imunizar 90% das pessoas incluídas nos grupos prioritários”, afirma a coordenadora da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão. A SES-MG já iniciou a distribuição do imunizante para as Unidades Regionais de Saúde.
Veja o cronograma do público prioritário abaixo:
Primeira etapa – 4 a 30/4
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da saúde;
Segunda etapa - de 2/5 a 3/6
- Crianças (6 meses a < de 5 anos);
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores Portuários;
- Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.