Reservatórios têm o maior volume de água desde 2012
01/04/2022 09:45 em Notícias

Especialistas projetam baixa no valor da conta de luz com a adoção da bandeira verde em maio

 

 

O período de seca no Brasil inicia com o maior volume de água desde 2012, por isso especialistas estão projetando uma diminuição no valor da conta de luz, que está há oito meses com a bandeira de escassez hídrica. A expectativa é que haja o fim da taxa extra em maio com a adoção da bandeira verde. 

 

“Segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o nível médio dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste chegou a 63,3% em março, último mês do chamado período chuvoso. As duas regiões concentram cerca de 70% da capacidade de armazenamento de energia das hidrelétricas brasileiras”, apurou matéria do Yahoo!Finanças.

 

Graças às intensas chuvas de verão que atingiu estados como a Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro neste ano, o volume registrado em março é quase o dobro do registrado no mesmo mês de 2021, ano em que o país sofreu risco de racionamento de energia. De acordo com o ex-presidente do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Luiz Eduardo Barata, “o Brasil não vive mais risco de racionamento de energia.” 

 

“Começamos o período seco em uma situação bem melhor que ano passado, o que nos deve dar mais tranquilidade na segurança de suprimento e permitir o retorno da bandeira verde”, diz Luiz Barroso, presidente da consultoria PSR Energy, que ajudou a bolar o plano de racionamento de 2001.

 

Ainda de acordo com matéria do Yahoo!Finanças, o preço da energia no mercado atacadista está em R$ 55,70 por MWh (megawatt-hora), o menor valor possível no sistema atual. No auge da crise, passou três meses no teto estabelecido para 2021, de R$ 583,88 por MWh.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!