Carangola ainda não possui 70% da população vacinada com a dose de reforço, como é o sugerido pelo estado para haver a flexibilizarão do uso de máscara em local fechado
O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, planeja flexibilizar o uso da máscara em locais fechados no início de maio, caso a pandemia continue amena no estado. Em coletiva em Belo Horizonte, ele disse que é importante destacar que o município é que decide mudar a medida ou não. O estado apenas aconselha.
“Estamos num momento de queda no número de casos de Covid-19 em Minas, de avanço na vacinação infantil e também de ampliação da segunda dose de reforço, que a partir deste sábado, 2/4, abrangerá as pessoas maiores de 70 anos. A partir da tendência de evolução positiva do cenário, nossa expectativa é a de que, a partir de 1/5, o uso de máscaras em ambientes fechados seja desobrigado em todo o estado, independente da cobertura vacinal alcançada individualmente em cada município”, afirmou Baccheretti.
Atualmente cerca de 150 municípios mineiros já apresentam condições de fazer essa flexibilização. “No dia 10/3, apenas quatro municípios apresentavam 70% da população vacinada com a dose de reforço (DR) e, hoje, são 151 municípios que alcançaram essa cobertura. Outros 166 já estão entre 60% e 70%. Lembramos que cabe às gestões municipais a decisão de adotar ou não a medida (de desobrigar o uso de máscaras em locais fechados)”, revelou.
De acordo com o Vacinômetro oficial do estado, Carangola tem apenas 46,77% da população com a dose de reforço. Veja abaixo a porcentagem da vacinação da DR na região:
- Divino: 55,97%
- Espera Feliz: 54,65%
- Faria Lemos: 69,09%
- Fervedouro: 42,21%
- Orizânia: 35,99%
- Pedra Dourada: 56,98%