Queiroga diz que vai decretar fim de emergência na saúde em decorrência da Covid-19
18/04/2022 10:41 em Notícias

No último domingo (17), o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, disse em cadeia nacional de rádio e TV que há condição para anunciar o fim da emergência na saúde em decorrência da Covid-19. Segundo ele, 73% da população tomou a segunda dose e cerca de 71 milhões de doses de reforço foram aplicadas. 

 

“Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS, temos hoje condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional, a Espin. Nos próximos dias, será editado um ato normativo disciplinando essa decisão”, declarou o ministro.

 

De acordo com o G1, o anúncio do Queiroga vai contra ao da Organização Mundial da Saúde (OMS), que, no último dia 13 de abril, determinou que a pandemia de Covid-19 continua a ser uma "Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional". A decisão da OMS seguiu o parecer do comitê de emergências da entidade, que reconheceu que o Sars-Cov-2, vírus causador da Covid, continua a ter uma evolução "imprevisível, agravada pela sua ampla circulação e intensa transmissão".

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!