Nesta quinta-feira (2), comemora-se o Dia Livre de Impostos, que acontece em vários comércios físicos do país e também on-line. A data é um projeto da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) e é conhecida por ser o dia em que os lojistas participantes comercializam produtos sem tributação para alertar a população do quanto as taxas inseridas pelos governos (municipais, estaduais e federal) refletem no preço final do produto.
No site do Dia Livre de Impostos (clique aqui), tem a lista das lojas participantes e diversas ofertas a partir da venda on-line com descontos que podem chegar a até 70%. Atividades vão ocorrer por todo o país, embora a ação principal esteja rolando no Ilha Plaza, um shopping localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Em Belo Horizonte (MG), as ações ficarão concentradas nas ruas, onde durante todo o dia, será possível comprar gás, gasolina e remédios mais baratos. Em Carangola, a ACIAC informou que não sabe de nenhum comércio que aderiu aos descontos do Dia Livre de Impostos.
IMPOSTOS NO BRASIL
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), publicado no site Exame, o brasileiro deve trabalhar cerca de 150 dias do ano para arcar com os impostos. Em uma pesquisa com 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto, mas segue em última colocação como o país do pior retorno do dinheiro para a população.
Dentre os produtos que têm maior quantidade de taxas, de acordo com a Associação Comercial de São Paulo, estão: cachaça (81,87%), jogos de video game (72,18%), gasolina (61,95%) relógios (56,14%), joias (50,44%), lata de cerveja (42,69%), ração para cães e gatos (41,26%), catchup e mostarda (40,96%) e peixes (34,48%).