Desde 2018, a UEMG tem recebido mais investimentos do governo estadual para ampliar os cursos oferecidos e melhorar os equipamentos fornecidos nas aulas. Os cursos de graduação e pós-graduação ofertados aumentaram, e o crescimento do corpo estudantil também, que passou de 5 mil para mais de 20 mil estudantes atendidos em 18 municípios mineiros. Em 2022, o campus de Carangola passou a ofertar Tecnologia em Cinema e Animação, além das outras dez faculdades já existentes.
Em 2018, último ano do governo anterior, o orçamento da UEMG foi de R$ 184,45 milhões. Já para 2022, o orçamento da UEMG é de aproximadamente R$ 466,24 milhões. Ao longo dos anos da atual gestão, as verbas disponibilizadas para as atividades da UEMG cresceram. No comparativo com 2021, o aumento é de 40,7%.
De acordo com a reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, os investimentos possibilitaram que a universidade pudesse promover melhorias nas unidades acadêmicas. "O aumento do orçamento permitiu a realização de reformas, algumas já concluídas, outras em andamento, e ainda a aquisição de vários equipamentos para os laboratórios, o que contribui para o desenvolvimento das atividades da universidade”, afirmou ao Agência Minas.
Além disso, o corpo docente também tem sido ampliado. “Nos últimos quatro anos, a instituição vivencia um período de consolidação de seu corpo docente e técnico administrativo. Mais de 500 professores foram nomeados pelo governador e está em andamento o concurso para a área da saúde, que resultará no preenchimento de mais 56 vagas”, informou.