Brasileiros são convidados para a academia organizadora do Oscar
29/06/2022 11:03 em Notícias

Selton Mello e outros profissionais envolvidos na área do cinema brasileiro foram convidados para fazerem parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A lista divulgada nesta terça-feira (28), conta também os diretores Bruno Barreto, Jeferson De e Emilio Domingos, a produtora Sara Silveira, a executiva Ilda Santiago e o engenheiro de som Waldir Xavier.

 

Ao todo foram 397 convidados de 54 países diferentes, sendo 7 brasileiros. A academia vem tentando diversificar seus membros após tentativas de boicote anteriores por falta de valorização dos grupos considerados minorias dentro do Oscar. Em 2016, o ator Will Smith, a sua esposa e também atriz Jada Pinkett Smith e o cineasta premiado Spike Lee não foram ao Oscar para reivindicar e abrir o debate sobre a ausência de minorias entre os finalistas desta grande festa do cinema.

 

Na época que foi levantado o tema, a Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood era formada por 6.000 membros, entre os quais 94% eram brancos e a maioria homens, enquanto os negros e os hispânicos representavam cerca de 2%. Já a seleção de convidados deste ano tem 44% dos convites destinados às mulheres, 37% às pessoas de grupos étnicos com pouca representatividade e cerca de 50% aos profissionais que não moram nos Estados Unidos. Os novos integrantes poderão votar nas categorias do Oscar a partir da edição de 2023.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!