Papa Francisco desmente os burburinhos de que vai renunciar
Notícias
Publicado em 04/07/2022

Foto: Remo Casilli/Reuters

 

 

Em entrevista exclusiva à agência Reuters no último sábado (2), o Papa Francisco negou os rumores de que vai renunciar. Os burburinhos surgiram por conta do estado físico do pontífice, por ele ter cancelado viagens, por ter convocado uma reunião para escolher novos cardeais, que irão eleger o próximo líder da igreja católica e por ter agendado uma visita a Áquila ainda em agosto. O local está associado ao Papa Celestino V, que renunciou ao papado em 1294. Além disso, o Bento XVI visitou a cidade quatro anos antes de renunciar em 2013. 

 

“Todas essas coincidências fizeram alguns pensarem que a mesma 'liturgia' aconteceria. Mas nunca passou pela minha cabeça. Por enquanto não, por enquanto não. Realmente!”, afirmou o Papa Francisco. Apesar da declaração desmentindo os rumores, ele não descarta a renúncia caso a saúde debilitada tornasse impossível dirigir a igreja. Ao ser perguntado quando isso poderia ocorrer, ele disse: “Não sabemos. Deus dirá”.

 

O pontífice também falou sobre o seu joelho, que sofreu uma fratura quando deu um passo em falso enquanto um ligamento estava inflamado. “Estou bem, estou melhorando lentamente”, disse ele, acrescentando que a fratura foi tratada com terapia a laser e magnética. Francisco também desmentiu os burburinhos de que um câncer foi encontrado há um ano, quando ele passou por uma operação para retirar parte de seu cólon por causa de diverticulite, uma condição comum em idosos.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!