Nesta quarta-feira (20), iniciou o período de convenções partidárias, no qual os partidos terão que formalizar as escolhas dos seus candidatos. O primeiro candidato a presidência a ser devidamente inscrito foi o Ciro Gomes (PDT), porém ainda não possui um(a) vice. Segundo ele, o nome será anunciado nos próximos dias e, de preferência, será uma mulher. Essas candidaturas estão abertas até o dia 5 de agosto.
Hoje (21), é a vez do Lula (PT) ter a sua vaga oficializada durante um evento sem o próprio em São Paulo. O ex-presidente está cumprindo seus afazeres de pré-campanha em Pernambuco, por isso não estará presente em SP. De acordo com post do G1, Bolsonaro (PL) será homologado neste domingo (24), no Rio de Janeiro.
Além dos três principais pré-candidatos à presidência, André Janones (Avante) será formalizado neste sábado (23), em Belo Horizonte; Simone Tebet (MDB) na próxima segunda-feira (25), em evento virtual; Luiz Felipe D'Ávila (Novo), Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB) no dia 30 de julho; José Maria Eymael (Democracia Cristã) e Vera Lúcia (PSTU) no dia 31 de julho; Luciano Bivar (União Brasil) em 5 de agosto; e Leonardo Péricles (Unidade Popular), em 24 de julho.
Segundo a última pesquisa da Datafolha, divulgada no final de junho, as intenções de votos dos primeiros colocados, no 1º turno, está assim:
1º - Lula com 47%
2º - Bolsonaro com 28%
3º - Ciro com 8%