Na próxima terça-feira (26), começa a ser emitida a nova carteira de identidade no Brasil. O primeiro estado a iniciar o serviço é o Rio Grande do Sul, que será seguido nos próximos dias pelo Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Embora já comece a produzir a nova, a antiga ainda vai ser aceita por 10 anos.
O novo documento irá conter apenas o número do CPF. O objetivo é simplificar caso alguém perca e seja necessário fazer uma segunda via em outro estado, assim o cidadão não teria números diferentes de RG (um do estado que fez originalmente e outro de onde fez a segunda via). Além disso, também se enquadra no padrão internacional e tem código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo que consta nos passaportes, e pode ser lido por equipamentos. De acordo com a Receita Federal, “haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira”.
Para conseguir emitir o novo RG, o cidadão deve estar com o CPF regularizado. Então quem estiver com as informações incorretas cadastradas no CPF deve recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver sua situação. Saiba mais sobre o novo documento aqui.