Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil
Os caminhoneiros autônomos vão passar a ganhar uma ajuda do governo para compensar o aumento no preço dos combustíveis. Serão dadas seis parcelas de até R$ 1.000 dentro do Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm Caminhoneiro). A primeira e segunda parcelas caem no dia 9 de agosto e são referentes aos meses de julho e agosto. Veja abaixo o calendário:
Para receber o benefício, os transportadores autônomos de cargas precisam ter:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CPF válidos;
- Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) até 31 de maio de 2022.
Os profissionais não precisarão apresentar comprovantes de compra de óleo diesel para ter direito ao valor e o benefício é independente de quantos veículos possuem. Além disso, não precisam realizar nenhum cadastro. “Os dados dos trabalhadores são repassados ao Ministério do Trabalho e Previdência pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ligada ao Ministério da Infraestrutura. Antes de liberar os recursos, o ministério verifica quais profissionais têm direito ao benefício”, revela matéria do G1.
Ainda não há informações acerca de por onde o pagamento será realizado. Uma portaria ainda será publicada para regulamentar os detalhes do pagamento do benefício.