Quatro adolescentes estudantes da Escola Sesi de Gravataí, no Rio Grande do Sul, desenvolveram um copo que reage ao identificar, em segundos, a presença do ácido gama-hidroxibutírico (GHB), conhecido popularmente como o “Boa noite Cinderela”, em bebidas. A droga deixa a pessoa inconsciente ao ponto de não recordar nada do que aconteceu após a ingestão da mesma.
Natally Souza, de 16 anos, Giovanna Freitas, Giovanna Moraes e Nicolli Marques, de 17, criaram o objeto com o intuito de alertar as mulheres da inserção da droga nas suas bebidas durante festas. As estudantes viram a notícia sobre o caso da Mariana Ferrer e várias outras de homens que colocaram o “Boa noite Cinderela” nos copos de mulheres em baladas para cometerem crimes sexuais, e isso acendeu uma luzinha na cabeça delas. Como evitar violências desse tipo?
Elas utilizaram um reagente químico, que ao entrar em contato com a droga, faz com que o copo mude para uma cor avermelhada, alertando imediatamente sobre o envenenamento, segundo matéria do Extra. Por causa dessa ideia, as estudantes conseguiram uma bolsa de estudos do Sesi chamada Jovem Cientista. A fase oficial de testes inicia no ano que vem.