Carangolenses fazem intervenção artística sobre a Copa e mudanças climáticas
02/12/2022 08:57 em Notícias

Quem passa pelo Estadual vê que o muro está diferente, sem aquele cinza neutro. Agora, está cheio de vida. É que a Renata Ferreira, uma das voluntárias do Greenpeace em Carangola, se uniu aos amigos e também voluntários Sabrina Matos, Enrico Manfio, Renata Ferreira e Gilvan Soares para trazer a discussão sobre as mudanças climáticas de um jeito diferente.

 

O grupo convidou os amigos Samara Matos, Gabriel Veiga e Larissa Aquino, além do artista Rhudar Oliveira para todo mundo botar a mão na massa numa intervenção artística que unisse a célebre Copa do Mundo e o assunto debatido na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27). 

 

“A intervenção artística veio através do clima de Copa e vimos uma oportunidade para falar sobre as mudanças climáticas de forma descomplicada. A tradição de pintar as ruas de verde e amarelo é cultural no Brasil desde 1994 quando conquistou o tetra. E além de tudo, é uma forma despolitizar os símbolos nacionais”, explicou Renata.

 

    

 

Elaborar o que seria pintado foi um desafio que encontraram, mas que logo foi idealizado pelo artista Rhudar. “Esboçamos o projeto para o artista Rhudar Oliveira, que topou embarcar nessa com a gente com uma criação própria e atrelada ao meio ambiente. Além de suas artes, contamos também com artes já esboçadas pela própria organização não governamental do Greenpeace Brasil”.

 

A ideia foi levada para a direção do Estadual, que aceitou de braços abertos fazer parte dessa jornada educativa. “A escolha do local e da escola foi de forma estratégica ao se pensar na localização - alto de morro - e também, por agregar alunos que moram em bairros periféricos e que foram diretamente atingidos pelas inundações do Rio Carangola em 2020 e 2021. O público estudantil é importante quando pensamos em educação ambiental e a pintura lá é um meio de gerar curiosidade e indagação dos alunos, bem como dos moradores próximos da escola e toda a sociedade carangolense”, comentou Renata. 

 

A galera do Greenpeace não quer parar por aí. Se depender deles, logo outros pontos da cidade estarão cheios de vida e de incentivos ao debate sobre o papel de cada um nas mudanças climáticas. 

 

E você? O que fez hoje para deixar um mundo melhor para os nossos pequenos?

 

    

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!