Na sexta-feira (9), o assunto era Brasil na Copa do Mundo e a nomeação dos novos ministros do país. O presidente eleito Lula anunciou nas suas redes sociais que, a partir do dia 1º de janeiro de 2023, Fernando Haddad será responsável pelo Ministério da Fazenda, José Múcio pelo da Defesa, Flávio Dino, da Justiça, enquanto Mauro Vieira será ministro das Relações Exteriores e Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil.
Além dos nomes já divulgados pelo Lula, há outros que estão sendo analisados. “A interlocutores e amigos, ouvidos pela CNN, a cantora Margareth Menezes contou que aceitou o convite para o Ministério da Cultura”, confirma matéria do CNN. Outros que estão em pauta é o advogado e escritor Silvio Almeida para a pasta de Direitos Humanos e as ex-ministras Marina Silva e Izabela Teixeira para a de Meio Ambiente.
De acordo com publicação do CNN, a área da Educação divide opiniões na equipe de transição. Tem uma parte que acredita que os nomes a serem analisados devem ser “o ex-deputado federal e professor de Filosofia Gabriel Chalita ou Izolda Cela, governadora do Ceará, estado conhecido pelos indicadores acima da média nacional na Educação.” Porém outra ala do governo prefere o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que é líder petista na Câmara dos Deputados.