Alunas de Carangola se destacam na redação do Enem
15/02/2023 08:36 em Notícias

 

 

 Estudantes conquistaram 960 pontos no texto discursivo e comemoram etapa concluída

 

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado na última quinta-feira (9). A divulgação dos resultados estava prevista apenas para esta segunda-feira (13), contudo, o Ministério da Educação antecipou o cronograma de ações e publicou os resultados quatro dias mais cedo. A prova serve como uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, em instituições públicas e privadas. A nota obtida no exame também pode ser utilizada para financiamento estudantil em instituições privadas através do Fies e obtenção de bolsas de 50 e 100% do valor das mensalidades com o Prouni.

 

Milhões de estudantes em todo o Brasil realizaram as provas divididas em dois finais de semana, em novembro de 2022. Na primeira etapa, as provas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos foram aplicadas, além da redação modelo dissertativo-argumentativo. Já no segundo dia do exame, os estudantes responderam questões de Matemática e Ciências da Natureza.

 

Para muitos alunos, a redação é o maior desafio da prova. Uma boa nota não só atesta o bom conhecimento, como também ajuda a chegar mais perto do sonho de ingressar em uma universidade. A aluna Céo Ferreira, 18, conta que se preparou bastante para esse momento. “Estudando no ensino médio em tempo integral, minha rotina de preparação pro Enem foi bem intensa e corrida, eu diria. Basicamente eu tentava aproveitar ao máximo aquilo que era passado na escola e também usei uma plataforma online de estudos para complementar e fazer exercícios específicos de vestibulares”.

 

Céu conta que costumava fazer 2 a 3 redações por semana, seguindo o cronograma de aulas da escola e estudando por conta própria, a fim de dominar as técnicas de redação do exame. “Eu sempre gostei muito de ler, então eu ficava sempre anotando tudo que eu achava interessante nas aulas das outras áreas, nas outras matérias que eu pudesse aproveitar num tema de redação.”

 

Durante a preparação para o exame, a disciplina e a constância são os maiores aliados na busca por bons resultados. De forma individual ou com o auxílio de plataformas/cursos pagos, alunos e alunas estudam horas a fio, buscando encontrar o melhor método e a melhor forma de gabaritar o exame, tentando obter a nota necessária para ingressar no curso almejado. 

 

Luisa Reis, 18, conta que ao estudar optou por um método que a ajudasse a chegar numa pontuação maior seguindo a metodologia utilizada pela prova “Para a prova objetiva eu estudava muito pela questão do TRI né? Que o ENEM ele não quer que a gente acerte as questões mais difíceis, que vão considerar que a gente tem mais ponto. Eles querem que a gente acerte e saiba o básico, querem ver se a gente sabe o básico de tudo, então [eu] estudava mais por questões fáceis, por questões médias, que eu sabia que eu tinha mais chance de acertar.”

 

Já na redação, a aluna focou na leitura e análise de redações nota 1000, buscando entender o modelo do texto e como poderia utilizá-lo a seu favor, e também contou com uma ajuda especial da mãe, que é professora. "Minha mãe é professora de português e redação. Por ser professora de ensino médio ela precisa estar dentro desses assuntos, e como eu também estava aprendendo, eu ajudava ela a montar slides explicando como que usava cada trecho argumentativo.”

 

Já Isis Franchini, conta que seus estudos eram baseados nos conteúdos das aulas, que frequentava nos dois turnos, de forma integral. “Minha base foi mais o que a escola passava, a grade curricular do terceiro ano do ensino médio que o Estadual proporcionou pra mim. Foi isso que eu aproveitei, e isso ajudou bastante, principalmente para obter a nota que eu tive na redação.”

 

Quando o resultado da redação do exame foi divulgado, as três alunas puderam comemorar. Através de diferentes métodos, rotinas e tempo de estudo, Céo, Isis e Luísa conseguiram chegar bem perto da nota máxima do exame, feito que gerou destaque e muita felicidade às concluintes do Ensino Médio, que cravaram 960 pontos com o texto.

 

Isis conta que recebeu com surpresa a alta pontuação da redação. "Eu me senti surpresa justamente pelo fato de eu não ter feito o cursinho, não ter esse ritmo de estudos que o pessoal considera mais correto,de ter uma frequência [de estudos] muito grande, de fazer redações. Eu acho que eu não tinha percebido até então que eu realmente consegui usar o ritmo do meu cérebro ao meu favor”. Quanto à escolha do curso superior, pensa em Psicologia, por ser uma área que se identifica bastante.

 

Para Luísa, o momento foi de muitas comemorações. “Muita gente mandou mensagem. Eu fiquei muito feliz. E eu acho que foi um alívio pra mim também, porque eu sempre me cobrei em relação a tirar uma nota alta. [...] Foi um alívio, eu fiquei muito feliz e estou muito aberta ao que vai acontecer agora.”

 

Céo comemora a nota recebida e pensa nos próximos desafios já no ensino superior. “A minha expectativa pro futuro agora é basicamente tirar o máximo de proveito dessa nova etapa da minha vida, sabe? Conseguir adquirir ainda mais conhecimento com a experiência universitária. Eu não sei exatamente o que esperar, mas eu estou bem animada para descobrir e eu pretendo estudar na UFJF se tudo der certo.Eu tenho muita vontade de fazer Direito ou Letras, eu acho que são duas áreas muito amplas e que vão abrir portas pra mim e são duas áreas que eu me identifico bastante”.

 

Com o resultado, as alunas, assim como milhões de estudantes, aguardam a abertura do Sisu, Sistema de Seleção Unificada, para que possam escolher o curso e a universidade almejados e assim, partirem para a próxima jornada, iniciando o ensino superior e uma nova fase de suas vidas.

 



Por Lavínia Torres

 

 
 
 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!