Governador Romeu Zema diz que todos os 853 municípios de MG vão entrar na onda roxa
16/03/2021 11:10 em Notícias

Nos últimos dias, as secretarias de saúde da região tiveram uma reunião e pediram a colaboração da população para que não precisasse chegar ao ponto de lockdown total

 

 

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, confirmou na noite desta segunda-feira, 15, que todos os municípios do estado entrarão na onda roxa a partir de amanhã, 17. A intensão é que as cidades passem a aderir ao programa Minas Consciente durante 15 dias. 

 

“É uma medida dura, mas extremamente necessária neste momento para evitar um cenário pior do que esse que já estamos vivendo. Faço um apelo para todos os mineiros: precisamos manter as medidas de proteção e distanciamento social. Não vamos deixar que o cansaço nos vença. Por favor, respeite e colabore para que possamos vencer esta guerra", disse Zema.

 

A situação dos hospitais mineiros é a pior desde o início da pandemia de COVID-19. BH chegou a 93,4% da ocupação dos leitos de UTI nesta segunda-feira, de acordo com o G1. Os hospitais de Carangola, que atendem toda a região, estão quase sem vagas. Recentemente, o secretário municipal de saúde, Helerson Toledo, informou que houve uma reunião com a Gerência Regional de Saúde de Manhuaçu para sugerir que a cidade entre na onda roxa. 

 

“Estamos numa onda vermelha. Temos que preservar a vida e cuidar para que nossos entes tenham uma sustentabilidade caso necessitem leitos, mas também temos que pensar na sobrevivência do nosso comércio. É preciso ter equilíbrio nessas decisões”, alertou Helerson em comunicado oficial.

 

Em Divino, a preocupação é a mesma. A cidade foi atingida pela enchente deste ano e a população também é atendida pela Casa de Caridade e o Hospital Evangélico. Atualmente, assim como Carangola, está na onda vermelha, segundo comunicado oficial da Vigilância em Saúde de Divino.

 

A adesão dos municípios à onda roxa será obrigatória. De acordo com o governador, apenas serviços essenciais serão autorizados a funcionar e somente pessoas que trabalham nessas atividades deverão circular nas ruas.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!